quinta-feira, 13 de março de 2014

Designer de Produto - Designer de Moda - Estilista



Ontem mesmo quando criei o blog uma pessoa me disse: mas tu tem que ser estilista, respondi: mas eu sou!, ela me falou: mas tu tem que trabalhar com moda..., respondi: mas eu trabalho!

Minha formação é DESIGNER DE PRODUTO, o que fez com que eu adquirisse  conhecimento acadêmico pra trabalhar com qualquer tipo de produto.
Fiz muitos cursos de aperfeiçoamento e trabalhei em vários setores do desenvolvimento de produto: calçados, bolsas e acessórios. Trabalhei 10 anos com isso. Hoje trabalho com vestuário em couro  o que fez com que eu me tornasse uma "ESTILISTA" ou "DESIGNER DE MODA".

Leiam a definição do blog Estudando Moda:

Desenvolvimento de Produto
Para atuar no desenvolvimento de produto não necessariamente você precisa ter formação em Moda, você pode ter formação em Design de Produto e se especializar em Moda. O Marketing deve estar entre seus conhecimentos, pois é necessário para o estudo do consumidor. É aqui que você descobre se deve ou não tentar lançar um novo produto em sua marca, se seu consumidor anseia por isso.


Estilista ou Designer de Moda

Hoje, o termo “Estilista” ainda é o mais usado, porém, devido a algumas mudanças na profissão, o termo mais correto a ser utilizado é Designer de Moda. Estilista é aquele que não tem fins comerciais, trabalha com a criação livre e desprendida do mercado. Ele cria, se vender, ótimo, se não, o que importa é que ele criou. Hoje, até as grandes marcas européias de luxo não podem mais se valer tão radicalmente do Estilista, elas também precisam se sustentar. O Designer de Moda é o profissional que cria pensando no mercado, em vender e ganhar dinheiro. Geralmente, segue as tendências ditadas pela Moda, pois precisa se sustentar, tendo como um dos focos principais o vender. Não faz o tipo criar livremente e morrer de fome.


Na minha opinião, Designer de Moda ou Estilista é a mesma coisa. No mercado de trabalho as duas denominações são usadas para o mesmo fim. E no final das contas o que importa mesmo é o trabalho que se faz.

Esclarecido?

Até mais...
Gabi





Nenhum comentário:

Postar um comentário