sábado, 26 de julho de 2014

Produtos manuais - uma ideologia | Coisas da Arte por Mirian guarienti

Hoje eu falo sobre um assunto, um conceito, uma ideologia.

Diante da industrialização e da massificação de produtos baratos e importados, que tal voltar o olhar só um pouquinho, para o trabalho manual e exclusivo do crochet, tricot e afins?

Tenho mudado meu pensamento, diante do consumo. Tenho também, me perguntado, a respeito do que tem realmente valor e se precisamos, em nossas vidas, tantas coisas descartáveis e sem personalidade.

O trabalho feito a mão, artesanal e exclusivo, é rico. Ele conta uma história e não se repete. Busca a originalidade e a individualização, é arte. É minucioso, trabalhoso e dedicado. Envolve o tempo e a paciência de quem executa. Por isso tem tanto valor e tem tanto significado.

O produtos abaixo são feitos em lã natural de ovelha, fiados na roca, tingidos com cascas e ervas naturais, tramados no tear manual, ou mesmo com as agulhas de madeira.

São produtos feitos pela minha mãe e que merecem todo o meu amor e respeito <3.



2 comentários:

  1. Nossa, adorei o comentário e as fotos. Fiquei feliz porque o trabalho artesanal tem um imenso valor e é feito com o mais puro carinho e neste caso com a mais pura lã das nossas ovelhinhas. Bj

    ResponderExcluir
  2. O mundo merece mais carinho e beleza original, inclusive na moda. Lindo o trabalho em tricô.

    ResponderExcluir