segunda-feira, 28 de abril de 2014

Um livro pra costurar

Hoje eu mostro um livro que coloquei na mala e que estou adorando ler: COSTURA PASSO A PASSO.

Pra quem é designer de roupas e estuda o assunto é muito importante saber a técnica. Criar é umas das funções, mas saber fazer é algo fundamental.
Costurar é parte desse processo e entender os acabamentos e tipos de costuras que existem faz com que o profissional torne-se mais completo e adquira argumentos para explicar e exemplificar o que deseja de suas criações. Não quer dizer que irá agregar todas as funções do processo, mas conhecer é importante pra passar a idéia do que se deseja, através de desenhos e instruções.

Livro super acessível $, fácil de ler, com informações realmente úteis, muito ilustrado e lindo de ver e pegar :).

Costura Passo a Passo - mais de 200 técnicas essenciais para iniciantes. 
Alisson Smith. Publifolha SP. 2013.


Uma semana colorida

Eu tiro meus lápis de cor da mala, pra colorir essa semana...


sexta-feira, 25 de abril de 2014

A chuva e suas transparências

Hoje eu mostro um desenho que coloquei na mala, uma ilustração temática: A CHUVA E SUAS TRANSPARÊNCIAS.

:)


quarta-feira, 23 de abril de 2014

O vestir

Da mala eu tiro uma frase, uma imagem e uma reflexão sobre o vestir.

Como eu trabalho com moda, me pego sempre analisando o comportamento das pessoas no que se refere ao vestir. Reflito o modo como as pessoas acreditam que se diferenciam levantando bandeiras, numa ânsia em diferenciar-se. A meu ver: grupos usam uniformes! E se você escolhe esse estilo, acaba sendo mais um na multidão. :)


"Em uma época em que, teoricamente, a liberdade é máxima e todos poderiam ser super irreverentes, as pessoas nunca foram tão parecidas." - Flávio Gikovate 





Frase e imagem tiradas do livro: "Vista quem você é" de Cris Zanetti e Fê Rezende.

domingo, 20 de abril de 2014

Sobre corpos e almas e sobre imagem pessoal!

Estudando sobre imagem pessoal, li uma frase que vale o compartilhamento e a reflexão:

"Não somos corpos que têm uma alma, somos almas que têm corpos." - ditado indiano.

Do livro 'Vista quem você é' de Cris Zanetti e Fê Rezende.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Moda digital - e suas oportunidades

Hoje eu tiro da mala um assunto: A MODA, A REVOLUÇÃO DIGITAL E SUAS OPORTUNIDADES.

Estão aí assuntos que combinam. A moda e a revolução digital atravessam os tempos com grande agilidade,  e a moda respondeu muito bem às mudanças e oportunidades que a revolução digital trouxe.
Há nos consumidores de moda um "Q" de pressa e anseio por informação. Todo mundo quer saber as últimas tendências, ou melhor, queremos ver agora o desfile que passa nesse instante em Paris, pode ser?

Com toda essa acessibilidade não é de se admirar que as estruturas de moda se alteraram um pouco. A informação chega mais rápido por diversos canais: blogs de moda, sites de moda de rua, compartilhamentos, etc.

"A demanda por novas idéias no mundo da moda foi impulsionada ainda mais rapidamente por um maior conhecimento do consumidor em relação à industria, às tendências e pela capacidade de compartilhar instantaneamente com outras pessoas em escala global." - Promoção de Moda (Gwyneth Moore) 2012, p.123

Mas essa disseminação de informação rápida não beneficia somente quem consome moda e sim quem  a faz! 
Designers iniciantes hoje, tem a oportunidade de visibilidade e também de criar uma presença on-line que divulga tanto suas criações, produções como seus perfis.

"Muitos designers iniciantes usam blogs ou sites de portfólio, como Viewbook e Pixpa, para promover seus trabalhos e progressos ao longo de seus estudos, muito antes de terem uma coleção completa ou meios para fabricar roupas. Perfis nas redes sociais contribuem para a "história" de um designer e sua carreira criativa. Vídeos on-line e compartilhamento de fotos transmitem ainda mais s sensibilidades e a visão de um designer. Assim, agora é possível que um designer crie uma presença on-line e torne-se altamente visível para um público amplo antes mesmo de lançar uma coleção." - Promoção de Moda (Gwyneth Moore) 2012, p.127

Eu já comecei a contar a minha história, compartilhando com vocês minhas idéias, criações, inspirações, pensamentos e visões on-line, afinal as oportunidades estão aí para serem aproveitadas, não é mesmo?

Até mais :)

Uma música

Abro a mala pra compartilhar uma música. Aquela que tem feito parte do meu mês de abril, uma música calminha pra embalar os dias.

- Bare - The Cure -

Uma banda de punk rock dos anos 80/90 que eu tenho carinho, porque fez parte da minha adolescência, e hoje se encontra no meu playlist com muita alegria. Adoro o som deles.


Segue o link:

:) beijosss
Gabi

terça-feira, 15 de abril de 2014

Astrologia

Hoje eu tiro da mala um assunto que me fascina: ASTROLOGIA.

Desde muito nova eu sou fascinada pelos estudos astrológicos e por tudo aquilo que é oculto ao olho humano. Pra mim, existe algo mais profundo que apenas a realidade que nos é exposta... e buscar o conhecimento é algo latente, talvez por conta das conexões planetárias que influenciam minha vida desde o momento do meu nascimento, hehehehe - coisa de astrologia.

Uma amiga querida, que sabe do meu interesse pelo assunto me emprestou um livro pra lá de antigo (1968) e por demais divertido que fala sobre astrologia de uma forma até cômica.
Lendo ele e me identificando com as colocações da autora eu ri alto, diversas vezes. No mínimo, uma diversão extra.

Pra quem acredita no assunto com seriedade, não estou falando aqui do horóscopo de revista, pode encontrar nesses estudos respostas bem interessantes a respeito da sua própria personalidade. E sim, a astrologia pode prever algumas predisposições para alguns acontecimentos, como momentos de introspecção e expansão, períodos de maior vontade de cuidar da aparência ou até de fazer uma viagem pelo mundo.

Para muitos uma bobagem, pra mim uma ferramenta de auto conhecimento muito interessante. E como a própria autora define:

"...o mais importante é que, enquanto você se diverte com o jogo dos signos solares, estará aprendendo algo muito sério e útil: como reconhecer os sonhos ocultos das pessoas, suas secretas esperanças, verdadeiros caracteres - como entender suas necessidades mais profundas - como gostar mais delas e fazê-las gostar mais de você - como conhecer de verdade uma pessoa com quem você se dá. O mundo será mais feliz, e as pessoas ótimas, quando você procurar os arco íris que se ocultam dentro delas." P.21

Ok, pra muitos não interessa saber do outro nem muito menos investigar a respeito de si próprio. E eu não vou ficar chateada de você quiser dormir lendo meu post. Talvez você possua um signo solar que não se interesse pelo assunto, hehehe.

Pra mim, o mais legal de tudo, é que mesmo que sejamos seres individuais, familiarmente moldados, culturalmente formatados, astrologicamente influenciados por outros eventos, temos em nossos signos solares marcas registradas e impressas no nosso comportamento. E isso é muito evidente, pro bem ou pro mal. 

Eu continuo aqui encontrando minhas qualidades Leoninas e descobrindo minha singularidade diante de outros aspectos astrológicos, me divertindo com essas descobertas e percebendo que podemos sim encontrar o arco íris que existe no outro e principalmente em nós mesmos :).




quinta-feira, 10 de abril de 2014

Confie na sua intuição.

Vontade de tirar da mala uma frase que me fez refletir...

Sabe quando alguém fala algo, algo banal e a gente tira do contexto e assimila com várias outras situações?

- a primeira coisa que vem na nossa mente é o certo -

Ontem eu fazia uma compra e como sou péssima em matemática, fiz uma conta mental e dei o resultado tão rápido, que logo disse: não, espera, está errado - falei então outro resultado.
A moça que me atendia, respondeu: tu estás certa! a primeira coisa que vem na nossa mente é o certo, a gente é que não acredita.

:)



terça-feira, 8 de abril de 2014

Ilustração de moda

Abro a mala pra falar de um assunto: ilustração de moda!

O desenho e a representação de idéias é muito importante para o desenvolvimento de produtos, porém, a ilustração de moda amplia o campo e torna-se muitas vezes: ARTE!
Antigamente, quando a fotografia ainda não era um recurso disponível, a ilustração era utilizada para a comunicação de imagens em jornais e revistas. Assim eram passadas as tendências e as novas modelagens e "shapes" utilizados no vestuário.

Na atualidade, apesar de todos os recursos de imagem disponíveis, o desenho ainda tem seu destaque e muitos ilustradores de moda, pelo refinamento e grande talento para desenvolver seus desenhos, ganham status e reconhecimento de artistas! Muitas vezes misturando técnicas e tornando a ilustração algo lindo de se ver.

"Ilustração de moda é uma de forma arte reconhecida, e muitos ilustradores talentosos na área de moda são altamente respeitados ao lado de outros artistas contemporâneos. A ilustração de moda muda e evolui tão regularmente quanto as tendências da moda, e as mudanças culturais têm um impacto sobre o tipo de arte a que o público responde.
A ilustração de moda está cada vez mais estilosa e, juntamente com a fotografia conceitual de moda, tornou-se mais uma expressão da indústria e do tempo em que vivemos do que um registro do que vestimos. O design digital também teve um impacto duradouro sobre a mídia utilizada para criar ilustração na área de moda e sobre a maneira como essas imagens são compartilhadas com outras pessoas."
Do livro Promoção de Moda - Gwyneth Moore.2012

Gostaram do assunto?
Até mais.
Gabi




Imagens: http://www.paperfashion.net - Katie Rodgers

domingo, 6 de abril de 2014

Um sorriso

Hoje eu só desejo tirar da minha mala o meu sorriso...

Que a gente possa passar por essa vida dando o melhor da gente. Distribuindo sorrisos, compartilhando alegrias, dando amizade verdadeira, incentivando quem não tem coragem, inspirando quem só precisa de um empurrãozinho, auxiliando com o que pode, e sendo sempre o melhor que se pode ser.

Hoje eu não vou falar de projetos, trabalho e idéias. Hoje eu só desejo tirar da minha mala o meu sorriso.


Gabi

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Estamparia

Abro a mala pra mostrar alguns projetos de estamparia.

Ano passado fiz dois cursos sobre o assunto, um de estamparia manual, simulando técnicas bem primitivas e outro voltado para o processo moderno e computadorizado. Como eu adoro aprender, nem preciso dizer o quanto fiquei empolgada...

Mostro pra vocês algumas estampas que desenvolvi com motivos de bicicleta. Nada muito elaborado, mas eu adoro estampas assim, bem divertidas e sem muita interferência.

Pode opinar, vou gostar de saber o que acharam ;)

Até mais.
Gabi





Estampa pro dia

Tirando da mala um look com estampa...

O uso de estampas no vestuário conta-se de tempos remotos. Várias culturas utilizaram a estampa como modo de diferenciação. Também é de longa data os primeiros métodos de estamparia. Se fizermos uma pesquisa aprofundada sobre o assunto descobriremos um universo rico em técnicas, métodos, significados e tipologias.

Hoje eu acordei com vontade de estampa. Tenho roupas e sapatos estampados e vez por outra misturo elas - o que pode ser assunto pra outro post. Mas hoje deu vontade de mostrar meu look, que é um tanto retrô-romântico.

Até mais.
Gabi








terça-feira, 1 de abril de 2014

Para armazenar imagens - Pinterest

Tiro da mala uma dica...

Quer uma ferramenta bacana pra armazenar imagens da internet? Use o Pinterest.
Nessa ferramenta, você pode "pinar" imagens que aparecem no seu feed de notícias conforme as pessoas que segue ou ainda buscar os assuntos que interessam, além de poder salvar as imagens direto do site que você acessou.
No seu ambiente, você cria painéis, quantos quiser e como quiser.
Eu passo horas ali vendo coisas legais, que apesar de muitas vezes serem antigas, inspiram demais.
Pra quem utiliza o processo de criação no trabalho, vale a pena buscar referencias. Elas vem de tudo quanto é lugar. Em último caso, vale a diversão pra quem gosta de olhar imagens bonitas.

Eu estou por lá e quem quiser me seguir segue o link:







Livros

Da mala eu tiro uma imagem inspiradora - uma imagem que fala por si!

- livros  ou degraus? - ;)